domingo, 15 de maio de 2011

Meu livro de cabeceira




MANIFESTO poético nas ruas de São Bernardo.

O que move o artista para a sua criação?
Como chegar a uma Ação artística?
A performance, diferente do teatro, tem um caráter biográfico. Surge de uma inquietação muito pessoal do performer, talvez seja ele falando dele pra ele mesmo, com isto torna-se universal. O caráter SEMPRE inédito da Ação traz consigo um frescor, um frescor de Acontecimento.
Sou movida a perguntas e os últimos acontecimentos mundiais sem dúvida me geraram muitas delas, mas uma deu a tônica para o trabalho:

QUE ARTE É POSSÍVEL PRODUZIR DEPOIS DE UMA TSUNAMI?

Não quero mais falar ou deflagrar os problemas que nos circundam, quero abrir uma janela para outras possibilidades, isso não quer dizer que estou fechando os olhos para esses problemas, pelo contrário, possibilito um outro caminho.

MAS QUE OUTRA JANELA É POSSÍVEL DEPOIS DE BIN LADEN?

Minha obra se constrói e se constitui na rua é ela que me fornece os elementos essenciais para que ela aconteça em seu puro frescor. As cidades são planejadas para que a rua seja apenas um lugar de passagem, passageiros efêmeros que deixam suas marcas cravadas nas veias da cidade...

AFETOS?
QUAL A POSSIBILIDADE PARA UMA CIDADE DE AFETOS?

Essa foi a pergunta que me moveu para a Ação, para a realização de um Manifesto, um CORPO MANIFESTO. Um manifesto poético, cênico-plástico, constituído de relações, relações de AFETOS, comigo mesma, com o espectador e com a própria rua e sua arquitetura.
Andar de costas por quase 600m na principal rua comercial de São Bernardo foi uma experiência de errância, sem dúvida, meu corpo se abriu para as novas possibilidades que esse estado de corpo me ofereceu. Me perdi na minha própria cidade. Desterritorializei o território conhecido para então reterritorializa-lo em poesia, em simples imagem poética. Escrevi no meu Corpo Manifesto, assim como me inscrevi e escrevi na própria rua, agora (re)organizada pelo rastro e resíduos visuais deixados pela a Ação.
Ao final da Ação minha pergunta motivadora havia sido respondida. Respondida pela própria ação.

SIM. É POSSIVEL CRIAR UMACIDADE DE AFETOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário